segunda-feira, 30 de maio de 2011

Canto do Buriti


29/05/11, 16:40

Avião de deputado tenta pouso em Canto do Buriti e sofre pane

Deputado saiu de Teresina e iria para São João do Piauí com um assessor. Avião tentou pouso, mas sofreu acidente.

Imprimir Avião de deputado tenta pouso  em Canto do Buriti e sofre paneImprimir
Compartilhar no Orkut
Texto: A- A+
Um avião monomotor que transportava o deputado federal, José Francisco Paes Landim (PTB), sofreu um acidente e derrapou neste domingo (29) ao tentar pousar na pista do município de Canto do Buriti, interior do Piauí. No acidente, que ocorreu por volta das 11h, o deputado fraturou um dedo, mas passa bem.
Diógenis Santos/Agência Câmara


O assessor jurídico do parlamentar, Rômulo de Oliveira, informou ao Cidadeverde.com que a aeronave saiu de Teresina e iria descer em Canto do Buriti para que Paes Landim participasse de atividades políticas. No pauso, o monomotor derrapou e foi parar na mata.

“Não temos informações concretas do que causou o acidente. Parece que foi um problema mecânico no avião”, disse o assessor que estava com o parlamentar na hora do acidente.

"Está tudo bem. Foi só um susto. O deputado já está em casa", garantiu Rômulo.

A tarde, outra aeronave foi enviada até Canto do Buriti para deslocar o deputado até São João, terra natal do parlamentar, que fica na mesma região. O deputado iria participar também dos festejos da cidade de Campo Alegre do Fidalgo.

Mês passado, Francisco Paes Landim, 73 anos, passou mal durante formatura de alunos em Parnaíba, devido a uma forte gripe, e teve que ser transferido às pressas para Teresina.


Flash de Yala Sena
redacao@cidadeverde.com
Mais notícias sobre: aviãoFrancisco Paes LantimacidenteItaueira

domingo, 29 de maio de 2011

Uruçuí: Polícia investiga vandalismo na sede da Câmara Municipal


28/05/11, 19:22

Uruçuí: Polícia investiga vandalismo na sede da Câmara Municipal

Pedra foi atirada contra porta de vidro da Câmara. Não se sabe se documentos foram levados.

Imprimir Uruçuí: Polícia investiga vandalismo na sede da Câmara MunicipalImprimir
Compartilhar no Orkut
Texto: A- A+
O prédio da Câmara Municipal de Uruçuí, 453 quilômetros ao Sul de Teresina, foi alvo de vandalismo na madrugada deste sábado (28). Uma pedra foi atirada cotnra a porta principal de vidro, que ficou destruída.

Fotos: Notícias de Uruçuí

A polícia esteve no local para verificar o que aconteceu. Não se sabe ainda se algum objeto ou documento chegou a ser levado, ou se algo foi danificado além da porta principal. 

Existe a suspeita de que o ato tenha conotação política. Na última quarta-feira, o prefeito Valdir Soares (PT) foi substituído pelo vice Elmar Leitão de Carvalho, que ficará no cargo até 30 de maio. O petista é investigado em uma Comissão Parlamentar de Inquérito e apresentou atestado médico para justificar ausência na convocação para depoimentos. A Câmara entendeu que, por seu estado de saúde, ele também não teria condições de comandar o município.


Com informações do Notícias de Uruçuí
redacao@cidadeverde.com
Mais notícias sobre: CâmaraUruçuíCPI

sábado, 28 de maio de 2011

Antonio Palocci envia explicação à Procuradoria sobre patrimônio


27/05/2011 18h39 - Atualizado em 27/05/2011 19h33

Antonio Palocci envia explicação à Procuradoria sobre patrimônio

Ministro tinha até próxima sexta para responder a pedido de procurador.
Segundo jornal, ele aumentou patrimônio em 20 vezes entre 2006 e 2010.

Nathalia Passarinho Do G1, em Brasília
A Casa Civil informou nesta sexta (27) que o ministro Antonio Palocci entregou à Procuradoria-Geral da República (PGR) documento com explicações sobre sua evolução patrimonial. A assessoria da procuradoria-geral da República confirma que recebeu as informações e vai analisar as explicações.
Na última sexta (20) o procurador-geral, Roberto Gurgel, deu 15 dias para Palocci prestar informações sobre o suposto aumento em 20 vezes do patrimônio dele entre 2006 e 2010, quando era deputado federal. O prazo venceria na próxima sexta (4). Antes de solicitar esclarecimentos ao ministro, Gurgel disse que era preciso “um olhar cuidadoso” sobre o caso.
Arte 2605 caso Palocci (Foto: Arte/G1)
“Qualquer fato que envolva autoridades públicas merece sempre esse olhar cuidadoso. Agora, é preciso realmente reunir as informações para que se possa formar um juízo a respeito”, afirmou Gurgel.
Segundo o jornal “Folha de S.Paulo”, Palocci comprou dois imóveis num valor total de R$ 7,5 milhões, registrados em nome da empresa dele, a Projeto, em novembro de 2010.
Segundo o procurador-geral, o fato de um ministro de Estado prestar consultoria não caracteriza “crime”. Ele afirmou que precisava de mais informações sobre o caso para avaliar a necessidade de atuação da PGR.
"Os elementos que eu tenho são absolutamente insuficientes para qualquer providência desse tipo.(...) Você tem que encontrar os elementos que caracterizam esse crime, o dolo, o favorecimento, essa coisa toda, que não decorre necessariamente do prestar consultoria. Um dos aspectos fundamentais é você verificar o conflito de interesse. Se não houve conflito de interesse não há problema nenhum”, disse Gurgel.
Investigação
Nesta sexta (26), o Ministério Público Federal do Distrito Federal (MPF-DF) informou que investiga deste terça (24) a evolução do patrimônio de Palocci e as atividades da Projeto. De acordo com o MPF-DF, a apuração está numa etapa inicial que antecede a abertura de um inquérito civil.
O procurador responsável pelo caso, Paulo José Rocha, pediu à Receita Federal cópias das declarações de imposto de renda da empresa Projeto desde de sua fundação.
O MPF-DF também solicitou à empresa de Palocci que envie cópias dos contratos e comprovantes dos serviços de consultoria prestados. Segundo a assessoria do MPF-DF, o procurador garantiu que não vai divulgar o conteúdo desses contratos, até porque muitos deles possuem cláusulas de confidencialidade.
O objetivo da investigação é verificar se os serviços que a Projeto prestou são compatíveis com os ganhos da empresa e apurar se houve algum recebimento de vantagem pelo cargo ou ligação de Palocci com o governo.
Ao final da investigação, de acordo com a legislação citada pelo MPF, Palocci pode ser acusado de improbidade administrativa por enriquecimento ilícito devido a vantagem patrimonial indevida em razão do cargo, mandato, função e emprego em entidades públicas.
 

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Firmino Filho ataca Elmano


26/05/11, 10:23

Firmino Filho ataca Elmano: “ele não ouve, não vê e não manda”

O deputado estadual do PSDB voltou a fazer duras críticas ao prefeito Elmano Férrer e à Sefaz.

Imprimir Firmino Filho ataca Elmano: “ele não ouve, não vê e não manda”Imprimir
Compartilhar no Orkut
Texto: A- A+
O deputado estadual Firmino Filho (PSDB) voltou a fazer duras críticas ao prefeito Elmano Férrer. As declarações foram dadas quando um servidor da prefeitura interrompeu o deputado na presença da imprensa afirmando que está havendo perseguição no funcionalismo municipal e que os servidores estão “com síndrome de pânico”.

Thiago Amaral/CidadeVerde.com

O tucano diz que tem recebido muitos depoimentos deste tipo. “Elmano não ouve, não vê e não manda. Diz que assina o decreto do aeroporto e depois diz que não assinou”, falou Firmino.

O servidor que não quis se identificar diz que a pressão está recaindo sobre os servidores que trabalham em serviços-meio.

“Não é questão de cargos, mas de princípios. O que o prefeito está fazendo é um desrespeito aos servidores da prefeitura e à população”, completou Firmino Filho. 


Sigilo FiscalFirmino Filho também está indignado com a Secretaria Estadual de Fazenda. O parlamentar solicitou a lista dos 100 maiores contribuintes do Estado, mas, segundo ele, a Sefaz negou, justificando que o envio do material seria uma quebra de sigilo fiscal. 

O tucano também solicitou a data da última fiscalização a estas empresas, o que também lhe foi negado.  “Será que a secretaria de Fazenda é séria?”, disse em tom de deboche. 


Flash de Yala Sena
redacao@cidadeverde.com
Mais notícias sobre: elmanofirminoprefeito

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Uruçuí: Câmara decide substituir prefeito pelo vice até 30 de maio


25/05/11, 14:51

Uruçuí: Câmara decide substituir prefeito pelo vice até 30 de maio

Valdir Soares apresentou atestado médico e não prestou depoimento na CPI que o investiga.

Imprimir Uruçuí: Câmara decide substituir prefeito pelo vice até 30 de maioImprimir
Compartilhar no Orkut
Texto: A- A+
A Câmara Municipal de Uruçuí decidiu na manhã desta quarta-feira (25), pela substituição do prefeito Valdir Soares (PT) e a posse do seu vice, Elmar Leitão de Carvalho, até o final desta semana. A decisão foi tomada após o político ter apresentado um atestado médico como justificativa pelo não comparecimento à Câmara para prestar depoimento sobre supostas irregularidades em seu mandato.  

Valdir Soares pode voltar ao cargo a partir do dia 30

Valdir Soares apresentou atestado médico do cardiologista Thenyson Pereira Leitão alegando hipertensão arterial grave. Ele teria se sentido mal em uma visita a sede Agespisa, em Teresina, neste mês. A Câmara entendeu que os mesmos motivos alegados para que não prestasse o depoimento também o impedem temporariamente de exercer o mandato. Em sessão extraordinária realizada hoje (25) foi determinado que Elmar Leitão permanecerá no cargo até a meia noite do dia 29 de maio. Após a data, Valdir poderá retornar ao cargo. 

O gestor substituído está sendo investigado por uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) aberta pela Câmara, após várias denúncias de fraudes em licitações, contratações indevidas, emissões de cheques sem fundo, entre outras acusações. A CPI foi aberta em 21 de fevereiro deste ano e se encerra até o dia 6 de junho. O depoimento do prefeito foi considerado desnecessário agora, uma vez que ele poderá se defender nas alegações finais. Segundo o assessor jurídico do órgão, José Cavalcante, o julgamento de Valdir Soares acontecerá entre os próximos dias 3 e 6.

Foto: Notícias de Uruçuí
Atestado médico apresentado pelo prefeito

As denúncias contra Valdir Soares que motivaram a abertura da CPI foram realizadas pelo ex-secretário municipal de Governo, Juarez Maia. Segundo Juarez, o prefeito teria desviado um imposto no valor de R$ 1 milhão colhido em uma transação comercial envolvendo a venda de uma fazenda em 2009 e ainda o desviado de verbas federais carimbadas da União destinadas para a Saúde e Educação. As informações estão no site da Câmara de Uruçuí.

Foto: Notícias de Uruçuí
Vice-prefeito, Elmar Leitão ficará no cargo nos próximos dias 

Posse
Empossado, Elmar Leitão garantiu à imprensa que nesses cinco dias que permanecerá no cargo não irá demitir nem admitir funcionários. Afirmou ainda que não permitirá saques do dinheiro da prefeitura.

Outro caso
Valdir foi um dos gestores presos na Operação Geleira, da Polícia Federal, desencadeada em janeiro deste ano. Na ocasião ele foi acusado de usar notas fiscais frias para justificar gastos na administração.

Com informações do site da Câmara de Uruçuí
Jordana Cury (Especial para o Cidadeverde.com)
redacao@cidadeverde.com
Mais notícias sobre: Valdir SoaresElmar LeitãoUruçuí

Fim de aliança entre PTB e PSDB no Piauí


24/05/11, 14:17

Sílvio Mendes anuncia o fim de aliança entre PTB e PSDB no Piauí

O ex-prefeito denuncia ainda que os partidos da base governistas estão tentanto "isolar" o PSDB.

Imprimir Sílvio Mendes anuncia o fim de aliança entre PTB e PSDB no PiauíImprimir
Compartilhar no Orkut
Texto: A- A+
O ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (PSDB), afirmou, em entrevista exclusiva à TV Cidade Verde, que a aliança entre os tucanos e o PTB é algo que ficou no passado. Na oportunidade, o médico comentou a situação da saúde na capital, no dia em que se comemorara três anos do Hospital de Urgência de Teresina (HUT).



“A relação entre os partidos está no passado. Foram 11 anos de bom relacionamento em que tivemos apoio na vice-prefeitura. Fizemos muitas coisas juntos. Evoluímos a saúde, a educação, mas passou. O PSDB tem uma história e anda de cabeça erguida. Temos o respeito da população”, analisou Sílvio Mendes.

O ex-gestor avaliou as dificuldades de manter-se a oposição no atual contexto político do Estado e da capital. Sílvio Mendes ainda denunciou que o PSDB está sendo perseguido e sofre de uma tentativa de isolamento, já que assumiu a contraposição a um dos governos com o maior apoio da história política do Piauí.

“Pouca vezes vimos uma gestão tão forte. Para fazer oposição é preciso ter muita coragem. Muita gente não tem coragem de ser oposição e se rende ao poder. Estão tentando isolar o PSDB. Na prefeitura, por exemplo, estão perseguindo e tirando gratificações de servidores que nos apóiam”, informou o ex-prefeito de Teresina.

Sobre HUT“Ele sozinho não vai obrar milagres. É preciso que os governantes façam seu dever de casa, principalmente o Piauí e o Maranhão. O maior número de atendimentos do hospital são para pacientes do Maranhão e de cidades vizinhas a Teresina”, criticou Sílvio Mendes.

Com informações de Elivaldo Barbosa (TV Cidade Verde)
Redação de Lívio Galeno
liviogaleno@cidadeverde.com
Mais notícias sobre: Sílvio MendesaliançaPTBPSDBsaúdeHUT

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Hugo propõe o 1º Emprego em âmbito federal


19/05/11, 18:27

Hugo propõe o 1º Emprego em âmbito federal

O programa fez parte das políticas de inserção da mão de obra jovem no mercado de trabalho na gestão de Napoleão.

Imprimir Hugo propõe o 1º Emprego em âmbito federalImprimir
Compartilhar no Orkut
Texto: A- A+
O deputado federal Hugo Napoleão (PSD) propôs na Câmara Federal, Indicação de Projeto de Lei, para a criação do Programa de Estágio ao Primeiro Emprego em âmbito federal. O programa fez parte das políticas de inserção da mão de obra jovem no mercado de trabalho na gestão de Napoleão, no governo do Piauí.


“Através do SERSE, o Serviço Social do Estado, o governo inseria jovens já cadastrados no mercado de trabalho através de empresas e de órgão da administração pública”, justificou o deputado.

A inserção ocorria através do contrato de estágio de jovens entre 18 e 30 anos através do SERSE, mas com a interveniência obrigatória da instituição de ensino ao qual o jovem devia estar matriculado e cursando. O contrato era firmado mediante termo de compromisso de estágio, de acordo com o que reza a legislação trabalhista.

“Um dos critérios era de que o estagiário estivesse formalmente frequentando o ensino especial, médio ou superior; fosse cadastrado no SERSE e ainda não possuísse vínculo empregatício no presente ou no passado”, esclareceu Hugo Napoleão.

Já as empresas que concediam estágios de seis meses no âmbito do Programa Primeiro Emprego recebiam incentivos fiscais, “entretanto, deviam contratar pelo menos cinqüenta por cento dos estagiários como empregados efetivos”.

A indicação do deputado Hugo Napoleão foi apresentada à Mesa Diretora da Câmara, na sessão desta quarta-feira, dia 18. Segundo o deputado, “o programa logrou êxito no Estado do Piauí e por isso entendemos que alcançaria grande sucesso como um programa federal”.


Além disso, garante Napoleão, “um programa federal nestes termos contribuirá para resolver um dos maiores problemas enfrentados pela juventude brasileira que é a falta de capacitação profissional”.


Da Redação
redacao@cidadeverde.com
Mais notícias sobre: hugo napoleãopsddempartidoprimeiro emprego