08/06/11, 18:04
Gleisi rejeita rótulo de "trator";Dilma lamenta saida do "amigo" Palocci
Dilma Rousseff se disse "triste", e chegou a se emocionar, ao afirmar que tem "motivos" para lamentar saída de Palocci.
No seu primeiro discurso como ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann afirmou que é “parte da força política do Parlamento”, já que deixou o Senado para se tornar a principal assessora da presidente Dilma Rousseff. O governo enfrenta dificuldades de articulação em sua base aliada e o ex-ministro Antonio Palocci lidava com essa responsabilidade.
Horas depois de ir à tribuna para sua despedida no Senado, Gleisi afirmou que “a política dá sentido à técnica e que esta qualifica a política”. Ao ser convidada para o cargo, ela foi incumbida de priorizar a gestão na Casa Civil, deixando a maior parte das atribuições políticas à enfraquecida Secretaria de Relações Institucionais do ministro Luiz Sérgio.
Ao se dirigir aos parlamentares, muitos deles insatisfeitos com o Palácio do Planalto, Gleisi disse: “Estarei aqui sempre à disposição para decidir com todos, de acordo com a presidente Dilma e do vice-presidente Michel Temer, que representam e coordenam esse projeto”. Muitos peemedebistas preferiam que Palocci seguisse no cargo.
De perfil técnico, a paranaense admitiu que se tornava ministra não apenas pela parte política – ela venceu sua primeira eleição apenas no ano passado. Gleisi agradeceu a seu marido, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, a quem chamou de “companheiro de caminhada e de vida”. Agradeceu aos filhos e em seguida a Dilma, que conhece desde 2002.
Triste
A presidente Dilma Rousseff se disse "triste", e chegou a se emocionar, ao afirmar que tem "muitos motivos" para lamentar a saída do governo do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci. Ele deixou o cargo após denúncia de que aumentou o patrimônio em 20 vezes em quatro anos.
Na solenidade de posse no Palácio do Planalto da sucessora de Palocci, a senadora Gleisi Hoffmann, Dilma disse que "estaria mentindo" se dissesse que não estava triste. A presidente discursou após as falas de Palocci e de Gleisi Hoffmann.
"Tenho muitos motivos para lamentar a saída do ministro Antonio Palocci. Motivos de ordem política, pelo todo papel que ele desempenhou na minha campanha. Motivos de ordem administrativa pelo papel que tinha e teria no meu governo. De ordem pessoal, pela relação de amizade que construímos", declarou.
Dilma afirmou ter “certeza” que Gleisi Hoffmann terá sucesso na chefia da Casa Civil. “Tenho certeza que você será bem sucedida nessa importante função de governo. Sei disso porque a conheço muito bem. A agora ministra-chefe da Casa Civil se notabilizou pela competência de administradora e gestora”, afirmou.
Fontes: Folha e Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário